29/05

Nasa e MIT vão levar internet sem fio para a Lua

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Nasa querem levar a conexão Wi-Fi para a Lua, segundo informações da Wired. As duas organizações demonstraram pela primeira vez que a tecnologia de comunicação de dados pode ser realizada no espaço com o mesmo tipo de conectividade usado na Terra, o que poderia facilitar a transferência de grandes quantidades de dados e streaming de vídeo em alta definição.

Para conseguir a conexão, os pesquisadores usaram quatro telescópios baseados em um terminal no estado de Novo México, nos Estados Unidos, para enviar o sinal de uplink para a Lua. Um transmissor de laser alimenta cada um dos telescópios, resultando em uma potência de 40 watts do transmissor. Uma parte dessa potência consegue ser captada por um satélite em órbita, e lá, um telescópio coleta os pulsos de luz do laser e um fotodetector os transforma em pulsos elétricos, depois convertidos em dados.

A equipe conseguiu transmitir dados pela distância de 384.633 quilômetros entre a Terra e a Lua em uma velocidade de 19.44 Mbps, e também conseguiu fazer o download de dados com uma velocidade de 622 Mbps.

O sistema foi projetado para missões próximas à Terra, mas os pesquisadores acreditam que será possível usá-lo em missões para Marte ou outros planetas. A Nasa e o MIT vão apresentar suas descobertas em uma conferência de tecnologia de laser na Califórnia em 9 de junho.

 

Fonte: terra.com.br

Esta entrada foi publicada em Curiosidades, Inovação, Internet, Notícias, Tecnologia. Adicione o link permanente aos seus favoritos.